QUEM SOMOS

Fundada em 2017, a EmPhar – Empresa Júnior de Farmácia, é formada e gerida por discentes do curso de Farmácia da Universidade Federal de Goiás, sendo a primeira empresa júnior de Farmácia criada no estado de Goiás.

Orientados e treinados pelos professores da universidade e por profissionais parceiros, os integrantes da empresa realizam projetos e consultorias de qualidade, com custo reduzido.

A EmPhar visa o crescimento profissional dos estudantes, o fortalecimento do empreendedorismo e a qualificação dos serviços farmacêuticos através das atividades desenvolvidas dentro e fora da empresa.

Serviços

CONSULTORIA PARA DROGARIAS E FARMÁCIAS COMERCIAIS

  1. Elaboração de POP’s e Manual de Boas Práticas
    As farmácias e drogarias devem manter obrigatoriamente um Manual de Boas Práticas Farmacêuticas e POP`s (Procedimentos Operacionais Padrão), que comprova sua adequação às exigências da ANVISA.
    Executamos e disponibilizamos Manual de Boas Práticas e POP`s com todos os procedimentos realizados dentro de sua Farmácia, desde a Estocagem, Armazenamento e Dispensação de medicamentos, manutenção geral da empresa, serviços farmacêuticos como a aplicação de injetáveis, perfuração de lóbulo, entre outros. escritos com alta qualidade técnica.
  2. Regulamentação fiscal
    As farmácias e drogarias atualmente corresponde a locais de assistência à saúde, com isso, deve atender as normas sanitárias e legais estabelecidas pela ANVISA.
    Realizamos cadastramento das Farmácias de todo o território nacional, junto a ANVISA, prestando consultoria técnica especializada, garantindo:

    • Emissão de AFE*;
    • Atualização cadastral;
    • Regularização da autorização da AFE para Farmácias;
    • Regularização e Atualização de AFE/AE**;
    • Alterações diversas.
      *AFE: Autorização de Funcionamento da empresa.
      ** AE: Autorização Especial (venda de retinóides e outros).

    Todas as farmácias e drogarias do país estão obrigadas pela ANVISA à informarem suas movimentações de entrada e saída de produtos antibióticos e psicotrópicos, através do SNGPC – Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, conforme a RDC Nº. 27, de 30 de março de 2007.
    Prestamos assessoria na regularização das farmácias e drogarias junto ao SNGPC, trabalhando desde o início do processo, orientando em todas as etapas do processo com os responsáveis pelo estabelecimento.

  3. Cadastramento no programa Farmácia Popular
    O trabalho referente ao Farmácia Popular consiste em credenciar ou regularizar cadastros inativos, acompanhando e orientando em todas as etapas do processo, visando agilizar os trâmites e a conclusão do credenciamento.
    Realizamos todas as etapas do cadastramento da farmácia no programa, acompanhando de perto os processos, orientando o responsável sobre os procedimentos e documentos necessários, até a aprovação do cadastro, inclusive na configuração das vendas teste, envio dos manuais com as regras do programa, lista de preços e medicamentos participantes, configuração dos computadores e do sistema de vendas.
  4. Cadastramento no Programa de Benefícios em Medicamentos (PBM)
    Os PBMs, abreviatura de “PHARMACY BENEFIT MANAGEMENT”, que no Brasil foi traduzido como Programas de Benefícios em Medicamentos, são acordos entre a indústria, distribuidores e farmácias, oferecendo descontos especiais em diversos medicamentos para o consumidor final.
    O processo de cadastramento das farmácias e drogarias no convênio envolve o contato junto às indústrias, empresas de PBM`s e laboratórios e geralmente é burocrático e trabalhoso.
    Possuímos experiência nesses processos, e oferecemos assessoria para auxiliar as Farmácias e Drogariasa se cadastrarem, no menor tempo possível, maximizando as vendas e fidelizando ainda mais os seus clientes.

    • Credenciamento ao Farmácia Popular;
    • Regularização de cadastro inativo;
    • Recredenciamento (retorno) ao Farmácia Popular
    • Suporte para dúvidas e orientações referentes ao programa;

    O trabalho inclui a pesquisa dos convênios vigentes, cadastros junto aos laboratórios selecionados, tramitação da documentação necessária, acompanhamento dos trâmites, orientação aos responsáveis, instalação,configuração dos softwares e treinamento de toda a equipe de vendas, tudo isso menor intervalo de tempo possível.

  5. Implantação e Implementação de Consultório Farmacêutico
    Nos chamados consultórios farmacêuticos, o profissional pode avaliar o conjunto dos remédios que o paciente está tomando quanto a possíveis interações, orientar sobre a melhor forma de tomar a medicação, ouvir o paciente sobre sua evolução clínica, fazer contato com o médico ou outros profissionais da saúde que acompanham o paciente para discutir o tratamento e indicar medicamentos isentos de prescrição médica.
    O conceito de consultório farmacêutico foi definido em duas portarias do Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicadas em 2013 e a existência desse espaço é também apoiada pela Lei 13.021, de agosto de 2014, que dispõe sobre o exercício das atividades farmacêuticas.
    Em nossa consultoria, trabalhamos desde a estruturação do consultório físico (de acordo com as regulamentações e necessidades), elaboração de POP’s e Boas Práticas para atuação do farmacêutico e as devidas prescrições, implantação e treinamento para uso de software farmacêutico e marketing impresso e digital para divulgação e orientação.

CONSULTORIA PARA FARMÁCIAS VETERINÁRIAS

A atividade de farmácia veterinária é um segmento de mercado relativamente novo. Em 2005, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, permitiu a manipulação de medicamento para os animais. Já a resolução nº 504/2009 do Conselho Federal de Farmácia regulamentou as atividades do farmacêutico na indústria de produtos veterinários. Em 2013, novamente o CFF atualizou a legislação, no que diz respeito as especialidades farmacêuticas por linhas de atuação.

Diante desta atual situação, exploramos mais uma área de atuação do farmacêutico, juntamente com o médico veterinário, e ofertamos íntegra consultoria para abertura, regulamentação e manutenção de farmácia veterinária, além de realizarmos revisões de adequação de formulações e marketing impresso e digital para divulgação e orientação.

EXECUÇÃO DE EVENTOS

Eventos e ações de promoção à saúde são de grande importância, trazendo benefícios para quem os executa e para os participantes. Assim, ofertamos a execução de eventos como inaugurações de estabelecimentos, eventos esportivos, datas comemorativas, palestras, entre outros. Planejamos e customizamos o evento de acordo com as características e realidade de sua empresa ou do evento em si, trazendo conhecimento científico para promoção e atenção à saúde e ao paciente. Temos uma equipe treinada por profissionais, onde encontram-se capacitados a efetuar aferições, medições e orientações. Realizamos, também, a divulgação (campanha) de seu evento, por meios digitais/onlines e impressos.

REGULAMENTAÇÃO E SEGURANÇA LABORATORIAL

A regulamentação laboratorial consiste em um serviço no qual é oferecido todas as informações necessárias acerca das legislações vigentes e aplicáveis à realidade apresentada pela empresa do cliente. O descumprimento da regulamentação pode prejudicar a empresa, por exemplo, impedindo a certificação ou a atribuição de selos de qualidade ou até mesmo o seu funcionamento. A EmPhar fornece um material simples e prático contendo as legislações vigentes de forma a garantir maior facilidade e rapidez na execução de estratégias de adequação às normas estabelecidas.

Além disso, a ocorrência de acidentes em laboratórios não é tão raro. Sendo assim, para trabalhar neste ambiente, é necessário conhecer os riscos a que se é exposto. A Emphar fornece um manual contendo regras básicas de segurança em laboratório e recomendações gerais para o desenvolvimento de um trabalho experimental seguro.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A revisão bibliográfica consiste no processo de busca, análise ou descrição sobre determinado assunto com o objetivo de obter uma resposta para uma pergunta. Este serviço tem como finalidade a busca de trabalhos científicos para solucionar a problemática apresentada pelo cliente e/ou auxiliar no levantamento bibliográfico para estudantes que estão redigindo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), teses e dissertações.

Portanto, este serviço pode contribuir para melhorias no empreendimento e possibilita uma busca mais detalhada, na área científica, sobre o assunto apresentado pelo cliente, já que a Emphar possui acesso aos recursos de pesquisa bibliográfica assim como ao acervo físico da UFG.

A Pharmaceutica Jr., Empresa Júnior (EJ) do curso de Farmácia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), realizou, em 2017, um projeto de revisão bibliográfica para um cliente que buscava desenvolver um sabonete em espuma para lançá-lo no mercado. Esta EJ elaborou um relatório contendo informações encontradas em estudos científicos a respeito de matérias-primas, fornecedores e alguns maquinários para produção do sabonete. O cliente mostrou uma grande satisfação perante ao serviço prestado, já que este atendeu a todas as suas expectativas.

ALIMENTOS

  1. Boas Práticas de Fabricação
    Afim de garantir a segurança do consumidor e a otimização no processo de fabricação do produtor assim como a qualidade do produto a ser oferecido serão elaborados manuais explicativos que sejam possíveis prevenir futuras contaminações e também orientar o colaborar como proceder diante do processo de fabricação.
  2. Rotulagem Nutricional
    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por meio da resolução RDC 360/03 leva em consideração que através da rotulagem nutricional o consumidor conhece as propriedades nutricionais dos alimentos, e isso faz com que auxilie nas estratégias e políticas de saúde e, como consequência, o consumo adequado do produto escolhido. Para tal serviço a legislação reconhece dois métodos: análises físico químicas e os dados da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO).
  3. Adequação do Rótulo
    Pensando no consumidor, adequar o rótulo proporciona ao cliente informações acerca do produto, em especial aqueles que possuem alguma restrição alimentar (intolerância a lactose, glúten dentre outros). Além de fornecer a origem de fabricação e o serviço de atendimento ao consumidor.

TREINAMENTO DE BALCONISTAS

A interação entre cliente e profissional de farmácia, seja ele o farmacêutico ou o balconista é uma das mais eficientes ferramentas de marketing para este setor. Consiste na sintonia existente entre os profissionais da farmácia e seus clientes no momento do atendimento.

Um bom atendimento consiste em: prospecção e qualificação, abordagem, apresentação e demonstração, fechamento/acompanhamento, superação de objetivos, acompanhamento e manutenção.

Esta é a base para que o cliente se torne fidelizado ao estabelecimento. Além disso, um bom atendimento leva a drogaria a ter uma vantagem sob os concorrentes, o que resulta em um crescimento dos lucros e garante uma estabilidade econômica. Para aumentar a produtividade e alavancar as vendas, é preciso estar sempre revendo conceitos, adaptando-se ao novo e procurando novas possibilidades de melhorar o trabalho.

A EmPhar conta com uma equipe capacitada e que oferece o melhor treinamento para balconistas, para que sua drogaria tenha um crescimento do lucro e um atendimento de alto nível conquistando clientes, tornando-se uma potência no mercado farmacêutico.

TREINAMENTO BPFM

Boas Práticas de Fabricação são um conjunto de procedimentos baseados em normas nacionais e internacionais que asseguram que os produtos sejam produzidos e controlados com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido pelo registro. Elas abrangem ações que garantem a minimização do risco sanitário envolvendo a produção de medicamentos, produtos para saúde, cosméticos e alimentos. “As BPF são importantes porque diminuem os riscos inerentes a qualquer produção que não podem ser detectados apenas pela realização de ensaios nos produtos terminados”, revela Emanuelle Giomo, consultoria especializada na área de Vigilância Sanitária e professora de pós-graduação do ICTQ, lembrando que entre os riscos estão incluídas a contaminação cruzada e por partículas, troca ou mistura de produtos.

A implantação e o cumprimento das normas de BPF é uma exigência legal para todos os estabelecimentos fabricantes de medicamentos no País, e o CBPF (Certificado de Boas Práticas de Fabricação) é o documento que atesta se a empresa cumpre as boas práticas. Ele apresenta os dados do estabelecimento e das linhas de produção certificadas e o prazo de validade da certificação. A concessão do CBPF ocorre mediante verificação do cumprimento dos requisitos técnicos constantes na legislação vigente de BPF e correlacionadas, por meio de inspeções e monitoramento de dados pela Anvisa. A certificação é concedida por unidade fabril, contemplando as linhas de produção, formas farmacêuticas, classes terapêuticas especiais ou classes de risco de produtos para as quais a empresa foi inspecionada, conforme prevê a RDC 39/2013.

As BPF englobam todas as operações envolvidas na fabricação de medicamentos, incluindo as drogas em desenvolvimento destinadas a ensaios clínicos. Contemplam os cuidados que devem ser tomados desde a aquisição de matéria-prima até o processo de produção, que inclui as operações de recebimento dos materiais, preparo dos medicamentos, processamento, produto terminado e acondicionado. Também fazem parte do rol das BPF o controle da qualidade; qualificação da mão-de-obra; adequação das instalações, com espaços apropriados e identificados; equipamentos e sistemas informatizados; materiais, recipientes e rótulos próprios; procedimentos e instruções aprovados e vigentes; armazenamento adequado de insumos, produtos e embalagem; e expedição, transporte e logística compatíveis; além do controle do processo como um todo.

Assim, disponibilizamos treinamento para indústrias e farmácias de manipulação, instruindo e regulamentando instalações, paramentação, armazenagem, equipamentos, documentos e registros da qualidade, água, produção, entre outros.