A EMPRESA

A Beta 2 Economia Júnior é a empresa júnior vinculada ao curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás. É composta pelos próprios discentes do curso e conta com os serviços oferecidos voluntariamente por estes, associados ao suporte do corpo docente da graduação. Sem fins lucrativos, a empresa tem o intuito de fazer com que estes discentes de economia possam conviver com parte da rotina de uma empresa e entender como funciona o meio empresarial, estimulando o empreendedorismo, o planejamento econômico e a inovação.

A missão é fazer economia de um jeito fácil e acessível, assim a empresa busca atender as necessidades dos clientes e simplificar a comunicação com o meio empresarial e, simultaneamente, inserir os discentes de economia no mercado de trabalho, promovendo mudanças na realidade de ambos os meios: empresarial e acadêmico.

Seus valores condizem com a visão do grupo de transformar a Beta 2 Economia Júnior, até 2020, na maior e mais reconhecida empresa júnior de Goiás em termos de serviços na área econômica. Desta forma, o comprometimento, a competência, a eficiência, a ética, o foco, o profissionalismo e o respeito ao ser humano e ao ambiente em que ela é gerida são cobrados e praticados nas relações interpessoais entre membros e com clientes.

A Beta 2 oferece serviços de estudo de viabilidade econômica de projetos, realização de pesquisas de mercado e de marketing quantitativo, orientação financeira e elaboração de plano de negócios. A empresa busca obter os melhores resultados pelo melhor custo-benefício do mercado, oferecendo atendimento exclusivo e focado na necessidade de cada cliente.

Serviços

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DE PROJETOS
Elaboração de trabalhos econômico-financeiros visando avaliar, por exemplo, a expansão ou abertura da empresa. Nele será exposto o cenário atual da empresa, desde o seu tamanho físico até a parte financeira, por exemplo, e como ela se encontra no mercado. Por meio disso, é possível visualizar se a empresa é viável ou não, por meio de expectativas.

PESQUISAS DE MERCADO
Coleta de informações junto ao consumidor, concorrente e fornecedor, para que soluções de problemas sejam encontradas. Através da pesquisa de mercado podemos definir o público-alvo, alterações que podem ser feitas no produto oferecido, alcance, por exemplo. Além disso, através dela que temos a amostra utilizada no marketing quantitativo.

MARKETING QUANTITATIVO
Utilização de técnicas econômicas relativas à econometria para prever o impacto do lançamento de um produto em um mercado específico. Através da criação de modelos utilizando variáveis ligadas ao mercado, ao produto e ao consumidor, é possível demonstrar ao cliente, de forma mais clara e explícita, os possíveis resultados que a empresa pode atingir.

ORIENTAÇÃO FINANCEIRA
Criação de valor e transferência de know how, ou seja, conhecimento de normas, métodos e procedimentos em atividades profissionais, auxiliando o cliente quanto à inovação e aumento da competitividade.

PLANO DE NEGÓCIOS
Serve para indicar as potencialidades de um investimento, da formação de parcerias, do início de uma operação ou da criação de uma nova unidade de negócios. É através do plano de negócio que há o planejamento das atividades de marketing e gestão, por exemplo.

PLANO DE MARKETING
Um plano de marketing é um documento escrito que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing. Pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos.

PLANO OPERACIONAL
O plano operacional é o esquema que visa gerar resultados em curto prazo e descreve as tarefas a serem realizadas pelos colaboradores, indispensáveis para o alcance dos objetivos da empresa. Este é um verdadeiro guia sobre o que a empresa tem que fazer e como fazer, para o alcance da sua prosperidade. O plano operacional cuida das atividades de rotina da empresa, garantindo que os colaboradores cumpram com suas responsabilidades de acordo com as políticas e conformidades. Este é um plano voltado para a maximização de resultados e, por isso, é mais detalhado do que um planejamento estratégico e um plano tático. O plano operacional identifica responsabilidades, atividades e recursos, divide tarefas e define responsáveis.

PLANO FINANCEIRO
O plano financeiro apresenta todo o resultado final obtido com o planejamento financeiro. O plano financeiro exibe todas as informações importantes que foram apuradas junto ao planejamento financeiro, tais como: o orçamento, o balanço patrimonial, o fluxo de caixa e a análise dos dados. Essas informações permitem a identificação dos caminhos a serem seguidos e os próximos passos, o que envolve estratégias sugeridas, uma agenda de aplicação e um cronograma de revisões periódicas no plano.

CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS
Construção de cenários pessimistas e otimistas para antecipação e preparação.

AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA
Análise da matriz F.O.F.A. (SWOT): Força, oportunidades, fraquezas e ameaças.

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